Iniciado em 2014 o projeto Limpeza dos Mares Acatmar, a cargo da Associação Náutica (Acatmar), retorna à Ilha do Arvoredo para somar às mais de 70 toneladas de resíduos recolhidos do fundo do mar e encostas catarinenses. O evento será no próximo sábado (16), com saída às 7h30, do trapiche de Canasvieiras, norte da Ilha de Santa Catarina e a ideia é recolher objetos dos mais variados tamanhos e origens, que prejudicam a fauna marinha, oferecendo riscos à navegação e que também minam o mergulho de observação, atividade pouco explorada em nosso litoral. “Temos tido a ajuda de muita gente que ama nossa costa e luta pela harmonia entre a natureza e as atividades náuticas”, explica Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.


Com patrocínio do Fort Atacadista e organização da Acquanauta Mergulho, o projeto conta com o apoio do ICMBio, Projeto Somos do Mar, Projeto Tartabinhas, Capitania dos Portos SC, Iate Clube Veleiros da Ilha, Companhia da Praia, Programa Mundo Mar, Avesal, Bandeira Azul, Parcel Dive Center, Plastkolor, Paulista Balões, Marina Itaguaçu, Scuna Açoriana, Litoral Bandeiras e Meu Copo ECO. Também já ganhou o prêmio Top Turismo, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de SC (ADVB/SC).


“A meta é diminuir a poluição dos locais mais propensos à navegação e mergulho, fomentando ainda mais a atividade e a consciência ambiental de todos os que utilizam nossas águas para o lazer e a pesca”, afirma Ferrari. Os participantes formam equipes de mergulhadores profissionais e amadores - alguns de estados vizinhos - além de pessoal de apoio em lanchas e em um barco-base. 
 
Serviço:
Data: 16 de junho de 2018
Saída da embarcação: Trapiche de Canasvieiras, às 7h30
Mais informações: www.limpezadosmares.com

Compartilhe este post: